Resumo: Refletir sobre as possibilidades da Educação a Distância em Projetos de Extensão, e demonstrar que as metodologias e ferramentas utilizadas na modalidade, com seu grande potencial de alcance e riqueza de recursos, podem aproximar a Academia da Comunidade através de projetos que valorizem os diversos saberes de seus interlocutores e a interação deles em uma rede de aprendizado coletiva. Esse é o objetivo desse artigo.
O artigo vem também ilustrado com uma experiência real, prática, de um bem sucedido projeto de extensão ofertado pela Universidade do Estado de Minas Gerais, que utilizou mídias cinematográficas para desenvolver práticas de educação, cultura, diálogo e interlocução, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem empregado pela EaD da universidade.
EaD, Mediação, Mídias Cinematográficas, Interação
Propor a
estratégia de “Mídia e Educação” na educação a distância configura incluir na
modalidade não apenas uma alternativa pedagógica, mas também uma concepção de
educação ao longo da vida.
Com base na cultura cinematográfica e em estratégias de compartilhamento
colaborativo de saberes em rede, vivenciadas através desse projeto, acadêmicos
e docentes puderam experimentar uma prática pedagógica diferenciada que
valoriza a existência dos vários saberes existentes, o que implica em um
planejamento dinâmico das ações com reorientação permanente da prática
pedagógica.
O projeto oportunizou ainda a integração entre diferentes
Universidades e a Comunidade através da troca de vivências cinematográficas,
experiências culturais e percepções pessoais voltadas para a questão da
diversidade cultural. Valorizou e incentivou
dessa forma a construção de processos de interação e a socialização de
conhecimento entre Comunidade e Universidade.
A
experiência desenvolvida através desse projeto demonstra a necessidade de
repensar a utilização de tecnologias na formatação e oferta de projetos de
extensão. A modalidade a distância oferta possibilidades que vão além da
simples utilização de recursos tecnológicos. Possibilita a construção de
comunidades virtuais de aprendizagem, e permite a interlocução com outras
tecnologias educacionais e com redes sociais, favorecendo o desenvolvimento de
estratégias de extensão que podem ampliar a oferta à comunidade, bem como a
criação de outros espaços de diálogos.
Projetos de
extensão desenvolvidos na modalidade a distância tem grande potencial de
aproximar Universidade e Comunidade,
levando a Universidade para além de seus espaços e agendas presenciais. A
modalidade a distância tem também potencial de atingir público muito maior,
quebrando ainda a barreira de espaços geográficos e de tempo. Desta forma,
favorece a criação de novos vínculos através do desenvolvimento de práticas
pedagógicas que criam novos espaços de diálogos, escutas e acolhimento, capazes
de fortalecer cada vez mais os vínculos sociais e afetivos existentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário